Aprenda a negociar

entrevista empregoA capacidade de negociar é uma das dez habilidades mais demandadas pelo mercado nos próximos anos. "Relacionar-se com pessoas é um constante negociar. Por isso, habilidades de negociação e conciliação de diferenças são importantes para todos os profissionais." É o que aponta um dos relatórios produzidos especialmente para o Fórum Econômico Mundial, realizado na cidade suiça de Davos. O relatório também alerta que nos próximos quatro anos, 35% das habilidades mais demandadas para a maioria das ocupações deve mudar.

Estas mudanças encontram eco dentro do contexto do que está sendo denonimado a quarta Revolução Industrial: era da robótica avançada, automação no transporte, inteligência artificial e aprendizagem automática. E as habilidades a serem exigidas são justamente as que fogem daquilo que as máquinas são capazes de fazer. Ou seja, ações impossíveis de serem tomadas por máquinas, por mais avançada que esteja a inteligência artificial.

Outra atividade que vai exigir novas abordagens e um novo tipo de profissional é o 'Pensamento Crítico':  "Pensamento estruturado, capacidade de comunicação clara, habilidade de fazer as perguntas certas, de reconhecer o problema atrás do problema e de olhar para uma questão sob diferentes perspectivas define o conceito de pensamento crítico, segundo explicou a professora Giedre Vasiliauskaite, da pós-graduação da Universidade de Rotterdam, na Holanda.

Mas o relatório do Fórum Econômico Mundial destaca as áreas de computação, matemática, artes e design como as que mais vão exigir bons negociadores até 2020.

No Comments Yet.

Leave a comment