Como evitar problemas de comunicação no mundo moderno

relacionamento-interpessoal-comunicação-muraldocoach-1Problemas de Comunicação, o maior mal da humanidade?

Uma pesquisa recente feita com 300 empresas de grande porte apontou que em 76% das organizações pesquisadas enfrentam problemas de comunicação e este pode ser o principal motivo pelo fracasso dos projetos. São falhas na comunicação entre as equipes, e mal-entendidos entre as equipes internas com fornecedores, mas, principalmente, com clientes.

Vivemos a era da informação e do conhecimento e a comunicação eficiente passa a ser mais uma exigência profissional. O trabalho em equipe, a complexidade de algumas tarefas e ambientes mais horizontais e participativos de trabalho significam mais gente envolvida.

Resultado: a comunicação passa a ser mais importante, às vezes, do que aspectos técnicos do projeto.

Os prejuízos causados pelos Problemas de Comunicação:

Os problemas de comunicação não são tão fáceis de mensurar. A maioria das empresas pesquisadas sabe que os problemas de comunicação afetam seus negócios, mas não possuem meios para mensurar estes prejuízos.

Na mesma pesquisa foi detectado que a maioria das pessoas tem dificuldade em se manifestar por escrito. O que pode ser um problema muito mais grave, já que 15 bilhões de e-mails circulam diariamente somente no Brasil. Do total de 3,3 bilhões de endereços eletrônicos em todo o mundo, 75% são profissionais. Ou seja, é cada vez maior a troca de informações e instruções de trabalho por e-mails. Pense que mais da metade disso trafega com problemas de comunicação. Agora calcule o estrago que isso pode causar em sua empresa ou na sua carreira.

Os recentes aplicativos de troca de mensagens por voz provavelmente minimizam os problemas de comunicação das mensagens por escrito, que levam mal-entendidos e os inevitáveis erros de ortografia e gramática.

Por outro lado, há pessoas com dificuldades de expressar suas ideias verbalmente, de falar em público e outras que ficam congeladas nas reuniões ou grupos de trabalho por medo de se exporem, de assumirem responsabilidades e até mesmo de fazer sugestões e apontar erros que podem levar todo um projeto ao fracasso.

Além dos atrasos e falhas na execução com prejuízos financeiros significativos, a má comunicação entre as equipes pode gerar desgastes e atritos que influenciam diretamente no ambiente de trabalho, com reflexos na produtividade e no moral da equipe.


É possível trabalhar a boa comunicação no mundo moderno?

Leia o artigo completo e aprenda identificar e solucionar problemas de comunicação em

Como evitar problemas de comunicação no mundo moderno

 

No Comments Yet.

Leave a comment