Dez erros a se evitar nas redes sociais

redes sociais comportamento

Na ânsia de entrar na Web e estar presente nas redes sociais, muitas empresas acabam cometendo erros fatais. Veja algumas dicas do professor Gil Giardelli:

1 -  Entrar nas redes sociais sem planejamento:
Não é porque muitas empresas aderiram às redes sociais que necessariamente o negócio terá de ser cadastrado em uma.

2 - Participar de várias redes ao mesmo tempo:
quanto maior o número de redes onde a empresa estiver, mais tempo o empresário terá de se dedicar a elas. Lembre-se de que as redes sociais são vitrines do negócio, por isso, devem ser atrativas e atualizadas;

3 -  Só falar da empresa e do produto da empresa:
ter informações somente sobre a empresa, produtos e serviços torna as redes desinteressantes. “Se a empresa vender joias, além de falar do produto, conte sobre as pedras ou uma história interessante relacionada à peça”, exemplifica Giardelli.

4 -    Achar que as ferramentas precisam de custos altos:
na internet, é possível baixar ferramentas que podem contribuir para tornar o seu conteúdo mais interessante. Vale destacar que muitas são gratuitas, basta aprender a usá-las;

5 -   Deixar a ferramenta aos cuidados de amadores:
as redes não devem ser cuidadas por quem não conhece sobre o assunto, por isso, nada de delegar as funções para os sobrinhos ou filhos. Hoje, existem profissionais especializados no assunto. Caso a empresa não possa pagar por este tipo de serviço, o empresário deve se aprofundar no tema por meio do estudo;

6-  Não pensar que quem acessa as redes são pessoas:
quem está atrás dos computadores são pessoas. Por isso, gentileza e educação sempre caem bem;

7 - Não respeitar a opinião dos usuários:
“As pessoas opinam sobre o que elas gostam. Caso contrário, elas não perderiam o seu tempo”, explica Giardelli. Não discuta assuntos polêmicos, assim como religião e futebol;

8 - Achar que as críticas são pessoais:
críticas podem ajudar a melhorar o negócio. O empresário deve lembrar que a crítica não é contra ele, mas é sobre um produto ou um serviço oferecido pela empresa;

9 - Não ser transparente:
a transparência é palavra de ordem no mercado. Por isso, use o espaço das redes sociais para informar sobre a produção, crescimento e até mesmo faturamento. Isso garante mais confiabilidade do consumidor em relação à empresa;

10 -  Criar personagens para falar sobre a empresa:
lembre-se de que o número de identificação IP aparece frequentemente em comentários de blog e sites, por exemplo. Ou seja, de nada adianta assinar diferentes nomes, criar usuários falsos e apenas falar bem da sua marca quando todos os outros internautas são capazes de facilmente derrubar essa máscara.

Isso não apenas destruirá a reputação on-line da empresa, como também poderá destruir as outras ações que, porventura, a empresa queira iniciar na rede. O melhor é ser objetivo e sincero, apresentando-se como representante da empresa e se mostrando sempre aberto a sugestões e críticas.

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