O que Juno tem a ver com liderança e sua carreira

A nave Juno chega a órbita de Júpiter

A nave Juno chega a órbita de Júpiter

A Agência Espacial Americana – NASA comemorou no dia 4 deste mês o sucesso da Missão Juno, uma lição de liderança para todo o mundo.

Juno é o nome da sonda espacial que atualmente está orbitando o planeta Júpiter com objetivos bem definidos para a obtenção de dados sobre aquele planeta.

O que uma missão da NASA tem a ver com sua carreira, com liderança e com a sua empresa?

O que Juno tem a ver com sua carreira?

Uma carreira não pode acontecer por acaso, deve ter um plano estratégico, uma operação tática e usar seus conhecimentos como parte do processo para percorrer uma trajetória de sucesso, e precisa de liderança e auto liderança para você sair de onde está – Estado Atual – EA, ou estava e levar você a um Estado Desejado – ED, dentro de determinado tempo e obtendo resultados calculados, tanto em termos de conquistas de status, experiências e, claro, dinheiro.

Juno fez tudo isso. Mas vamos detalhar adiante.

Tornar a estratégia um processo realizável – criar um plano tático

A NASA deve ter levado muito tempo da ideia ao projeto que pôs Juno no seu destino. Esta parte é a mais demorada de um projeto, é quando as ideias saem das cabeças, passam para o papel, são questionadas, discutidas, ganham colaborações diversas, destroem certezas, geram frustrações e júbilos e, finalmente partem para testes simulados por computadores, laboratórios, protótipos e depois vão para a execução final.

Na carreira e na condução de um negócio esta capacidade faz muita diferença.

Saber definir prazos, estabelecer cronogramas, realizar e esperar…

A NASA fez tudo isso, milimetricamente, sabia quando cada etapa do projeto entraria em execução, tinha as pessoas responsáveis exatamente no momento adequado e agindo de forma profissional. Sem isso, talvez eu não estaria aqui falando de Juno, pelo menos como exemplo de sucesso não.

Planejar, calcular etapas e datas, exigir a aplicação de processos, etc. Pode parecer burocrático demais, mas isso diferencia um projeto de uma improvisação. Vale para carreiras e para gestão de empresas.

Leia o artigo completo em

http://www.cursocoachingpnl.com/lideranca-missao-juno/

 

 

No Comments Yet.

Leave a comment